ll

ll

Marcadores

terça-feira, 26 de abril de 2011

Reunião Aberta em Toledo sobre proposta de Toque de Recolher

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNIOESTE
CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CENTRO ACADÊMICO DE FILOSOFIA
CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL
CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CENTRO ACADÊMICO DE QUÍMICA
CONVIDAM

As entidades de representação dos acadêmicos da Unioeste vêm convidar vossa Entidade/Organização a participar da reunião aberta sobre o Toque de Recolher em Toledo, a ser realizada no dia 27 de abril de 2011, às 20h, na UNIOESTE/Campus de Toledo (em sala a ser divulgada no local). Para tanto, justificamos:

Foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores de Toledo o Projeto de Lei N° 29/2011, elaborado pelo vereador Ademar Dorfschmidt – PMDB, que visa instituir o “Toque de Acolher” para menores de 16 anos, após as 22h. Segundo a argumentação do próprio parlamentar, pauta-se nas práticas neo-nazistas, alisamos que o mesmo pode resultar na restrição ou mesmo a extinção das liberdades da juventude, além de colocá-la como um todo enquanto criminosa.

Entendemos o assunto como de elevada complicação e abrangência de discussão, porém, aparentemente, mais representa ser uma "carta-branca" para medidas remediadora-repressivas, pautada em falsos argumentos, do que uma política bem planejada de apoio às juventudes.

Levantamos, ainda, de ante-mão, que tal proposição distancia-se ou esquece-se das discussões que puderam ser levantadas e deliberadas em Conferências ou mesmo Conselhos como de Juventude, Criança e Adolescente, Assistência Social, Segurança Pública etc. Nada de diálogo houve com a própria juventude envolvida ou mesmo suas entidades ou espaços de representação e organização.

Apesar do vereador descartar, a priori, os espaços de discussão e participação da sociedade, cabe lembrar que tal projeto ainda não passou pela Comissão interna da Câmara, e, conforme o entendimento de alguns juristas, pode ser impugnado por inconstitucionalidade. Apesar disso, não descartamos a necessidade urgente de discussão sobre o tema, que se encontra velado ou sob a óptica do senso comum na grande massa. E é nesse sentido que se faz necessária uma conversa ampla com vários segmentos organizados em Toledo e Região.

A SOCIEDADE E AS ENTIDADES DE REPRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÕES DEVEM DEBATER O ASSUNTO E TAIS MEDIDAS!!!
A JUVENTUDE DE TOLEDO PODE ESTAR COM SEUS DIREITOS AMEAÇADOS!


Toledo, 25 de abril de 2011



Aguardamos vossa presença, com, no mínimo, o envio de um representante por entidade.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

AESPI Completa dois anos de fundação


O dia 21 de Abril tem grande significado histórico para o Brasil, pois lembra a vida de Tiradentes, um mártir da Independência do país, e cuja história de vida se confunde com a história de muitos trabalhadores e ativistas contemporâneos que ainda hoje lutam pela independência e pelo mínimo de dignidade e justiça social em nosso país.
Para os Estudantes de São Pedro do Iguaçu Associados à AESPI, o dia 21 de Abril tem além desta, outra importância histórica. Foi no dia 21 de Abril de 2009 que foi fundada a Associação dos Estudantes de São Pedro do Iguaçu – AESPI, uma entidade que veio com a finalidade de organizar e ser um espaço e ferramenta de lutas pelos direitos dos estudantes do município.
Comparando com a idade do ser humano, a entidade ainda está aprendendo a dar seus primeiros passinhos, por isso já acumulamos durante esses dois anos algumas realizações como que não se resumem apenas a ganhos e benefícios materiais como, por exemplo, o que recebemos como auxílio transporte, mas outras realizações pessoais e coletivas. Ninguém pode negar que a AESPI seja um espaço que interfere na vida e na formação de cada estudante, além disso, a AESPI é um espaço de construção de identidade e de interação estudantil.  
Dessa forma a história da AESPI se confunde com nossas próprias histórias de estudante, pois a história da AESPI é a história coletiva do que a constitui, ou seja, dos estudantes, assim somos nós que completamos dois anos de organização e de conquistas, o aniversário é de todas e todos estudantes Associados que constitui a AESPI.
Portanto da mesma forma que o aniversário é nosso, a caminhada também é nossa, e isso nos motiva a continuar caminhando, pois a cada passo que a AESPI dá é em decorrência do passo que todos os associados deram, ou seja, as conquistas da AESPI são primeiramente conquistas dos estudantes que a constitui. E esse nosso sentimento de continuar caminhando é devido ao reconhecimento de que há muito que fazer. Há vários direitos ainda a ser conquistados, há muitos espaços que devem ser ocupados pelos estudantes, há uma sociedade pra ser transformada, há sonhos de juventude pra ser realizados.

QUE SIGAMOS CONSTRUINDO NOSSA ENTIDADE E JUNTO COM ELA NOSSA IDENTIDADE
QUE APROVEITEMOS ESSE ESPAÇO COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTO E DE PRÁTICA DA CIDADANIA!
QUE SIGAMOS UNIDOS, CONSTRUINDO, COMPARTILHANDO E DEIXANDO HISTÓRIA!

domingo, 17 de abril de 2011

AESPI elege nova Diretoria e Conselho Fiscal

                                                
Neste Domingo dia 17/04, a Associação dos Estudantes de São Pedro do Iguaçu - AESPI - elegeu sua nova Diretoria e Conselho Fiscal. A eleição de ambos os órgão se deu por chapa unica, obtendo a maioria dos votos. Segue lista da Direção e Conselhos Fiscal AESPI, que deverão gerir os trabalhos da entidade pelo biênio de 2011/2013.

Diretoria Executiva:
Presidente: Jorge Henrique Dias Fuentes
Vice-Presidente: Alexandre Sell Pires
1º Tesoureiro: Luiz Henrique dos Santos
2º Tesoureiro: Lucas Vaz Ribeiro
1ª Secretária: Maria Aline Dias Fuentes de Souza
2º Secretário: Tiago Borges Rosa


Conselho Fiscal:
membros titulares
- Patricia Daiane Livi
- Perik Antonio Frisso
- Jessica Dayane Moro


Membros Suplentes:
- Kely Lopes Trindade
- Simone Miranda


A Direção AESPI tem como função executar e gerir as Atividades e Ações discutidas e aprovadas em Assembléia Geral. Já o Conselho Fiscal te a função de Fiscalizar e acompanhar as ações e o Orçamento da AESPI, conferindo se tudo está sendo executado dentro da legalidade.